quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Gorduras boas x gorduras ruins - conheça as diferenças



As gorduras são uma grande fonte de energia e provêem blocos de construção essenciais para as células em seu corpo – na verdade, certos tipos de gordura podem ajudar a manter seu coração saudável. Então, o que é importante não é apenas a quantidade de gordura, mas o tipo de gordura que você ingere.

Existem dois diferentes tipos de gorduras – gorduras boas e gorduras ruins. Gorduras saturadas e gorduras trans são chamadas “gorduras ruins”, já que podem aumentar os níveis de colesterol. Gorduras insaturadas (boas) são melhores para ajudar a manter seu coração saudável. Gorduras boas aparecem em variedades monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Qual é a gordura boa?

É o azeite, por exemplo. De acordo com estudos, a ingestão de azeite reduz a morte celular e a inflação vascular que ocorre no organismo após a ingestão de gorduras. Uma pesquisa realizada por uma equipe do Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha comprova essa teoria e também aponta que o azeite de oliva reduz a resposta vascular inflamatória que ocorre após a absorção de gorduras na etapa digestiva.

Além disso, a ingestão de azeite de oliva, uma fonte de gordura monoinsaturada, reduz os níveis de colesterol no sangue na fase da digestão. O azeite possui Omega 9 (gordura monoinsaturada) responsável pelos efeitos antiinflamatórios resultantes da gordura corporal.

Mais benefícios? O azeite reduz a taxa de colesterol ruim e afasta o risco de diabetes, artrite reumatoide e câncer. Melhora o funcionamento do estômago, do pâncreas, é digerido com facilidade, não tem colesterol, acelera as funções metabólicas, estimula o crescimento, favorece a absorção de cálcio.

Não confunda o azeite com óleo vegetal (canola, girassol, soja). O azeite é puro em Omega 9. Os óleos vegetais possuem menor quantidade dessa substância e não apresentam o esqualeno, principio ativo responsável pela queda nas taxas de colesterol.

No consumo, entretanto, é importante observar a diferença entre os azeites virgem, extravirgem e puro. Quanto menor a acidez, mais virgem é o azeite e mais substâncias antioxidantes estarão presentes. Os extravirgens são mais puros, são a primeira extração, já os outros são prensados diversas vezes, desperdiçando nutrientes. A dica é consumir duas colheres de sopa por dia de azeite extravirgem misturado em saladas e temperos.

Os prejuízos da gordura ruim

Gorduras saturadas e trans são ruins para sua saúde cardíaca. Gorduras saturadas representam más notícias para seu colesterol e saúde cardíaca, e podem ser encontradas em produtos de origem animal, tais como queijo, nata, salsichas, outras carnes gordurosas e manteiga. Você também encontrará gorduras saturadas em bolos, biscoitos e doces pré-embalados, bem como em uma porção de comidas prontas e salgadinhos.

Trocar alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga, por alimentos contendo gorduras poliinsaturadas, tais como os alimentos da Becel, ou gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a manter seu coração saudável, como parte de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário