As proteínas tem um papel extremamente importante no corpo humano. Ela é importante para o crescimento e reconstrução dos músculos, tendões, ossos, ligamentos, cabelos, olhos e vários outros tecidos. O principal motivo do uso de suplementos hiperprotéicos por atletas sem dúvidas é a reconstrução e crescimento muscular. Devido a fadiga gerada pelos treinos com sobrecarga, o corpo necessita uma quantidade muito maior de proteína para conseguir reconstruir o tecido muscular danificado durante o treino e conseqüentemente promover a hipertrofia muscular.
Whey Protein
A proteína mais famosa no universo do fisiculturismo, extremamente rica em aminoácidos, BCAAs e tem uma digestão muito rápida. Tem um preço relativamente alto comparando-se com outras proteínas, porém é o preço que se paga por uma proteína de alta qualidade com resultados garantidos.
- Como tomar: O horário mais crítico para se tomar Whey Protein é imediatamente após o treino, horário em que o corpo necessita de aminoácidos para impedir a quebra de tecido muscular devido ao treino. Lembre-se de sempre misturar malto ou dextrose com o Whey Protein caso for utilizar depois do treino, do contrário o corpo utilizará o Whey como fonte de energia e não proteína.
Albumina
É a proteína da clara do ovo, contem um alto valor biológico e é uma das proteínas mais baratas disponíveis no mercado hoje em dia. A digestão da albumina é bem mais lenta comparando com Whey Protein, mas isto não é um ponto negativo. Uma proteína com uma absorção lenta como a Albumina, pode ser usada em períodos em que o corpo precisa de proteína por mais tempo.
- Como tomar: Como vimos, a absorção da albumina é lenta, para ter total aproveitamento deste suplemento o melhor horário para tomá-la é antes de dormir onde o corpo vai ficar sem nutrientes durante a noite inteira, ingerindo uma proteína de lenta absorção neste horário fará com que ela seja digerida gradativamente fazendo com que o corpo fique abastecido com aminoácidos por mais tempo. Ela também pode ser usada ao acordar, neste horário o corpo também estará carente de aminácidos.
Mix Protéicos
Mix Protéicos são uma combinação de várias proteínas no mesmo suplemento. As proteínas mais comuns encontradas em mix protéicos são: Whey Protein, Whey Protein Isolada, Albumina, Caseína e as vezes proteína da soja. A grande vantagem de se usar um mix proteíco é que você vai aproveitar o lado positivo de todas elas ao mesmo tempo, como por exemplo: o anabolismo gerado pelo Whey Protein e o anti-catabolismo gerados pela albumina e caseína e até mesmo os efeitos mágicos atribuidos a proteína da soja(que por sinal existe muita controvérsia).
- Como tomar: mix protéicos podem ser usados em vários horários durante o dia: antes de dormir, ao acordar e até para substituir uma ou duas refeições durante o dia, é claro que sempre acompanhada de uma fonte de carboidratos. Só não é recomendado usar imediatamente no pós-treino, pois nesse horário o nosso corpo precisa somente de proteína de rápida absorção que é o caso da Whey Protein.
Caseína
A melhor opção de proteína time-release na suplementação, é a caseína, representa 80% das proteínas do leite. Sua digestão pode demorar mais do que o dobro do tempo para ocorrer à síntese protéica e absorção dos aminoácidos essenciais pelo organismo do que o Whey Protein, por exemplo, proteína que estamos acostumados a consumir depois do treino e caracterizada pela sua rápida absorção. Enquanto a Whey pode se manter ativa até 3 horas, a caseína pode alcançar até 7 horas de ação.
- Como tomar: Indicada para tomar antes de dormir, dando suporte protéico durante todo o sono, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.
Fonte: http://www.hipertrofia.org/blog/2008/10/29/tipos-de-proteinas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário