quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pump Muscular: o "termômetro" do ganho de massa muscular


Mito ou verdade?

Escuta-se tanto falar sobre "pump", cuja traduçao seria bomba ou bombeamento mas ninguem ainda se preocupou em dizer de uma maneira acessível o que seria isso e qual é o papel no treinamento com pesos.

Bom, para começar, treinamento com pesos pode ter diversas finalidades: força, potencia, velocidade, resistencia anaeróbica e as vezes, dependendo da forma que o treinador monta o treino, resistencia aeróbica.

O "pump" muscular é como o fisiculturista abrevia o termo "recrutamento vascular muscular periférico localizado" que é uma conseqüência do treinamento de "resistencia muscular periférica" - este ultimo um termo que nem todo treinador gosta de utilizar porque foi banalizado e hoje é utilizado muitas vezes de forma imprecisa.

Quanto um fisiculturista (grande, pequeno, gordo, magro, baixo, alto, homem, mulher, idoso ou jovem - ou ainda associação destes atributos...) vai para uma sala de pesos, como o objetivo dele é ganhar massa muscular, o que ele vai fazer lá nao é ser levantar os maiores pesos possíveis nem mesmo bater o record do máximo número de repetições que alguem já fez. Este fisiculturista vai para fazer o tal do "pump".

Não é o pump, ou melhor, o recrutamento vascular muscular periférico localizado que faz voce ganhar músculos, mas a presença dele repetidamente no treino é um indício de que o seu treino foi adequado, a mesma forma que febre é um indício de um processo infeccioso.

Não é tratando a febre que tratamos a infecção, da mesma forma que não é fazendo pump que garantimos a síntese proteica e o aumento da massa msucular. Ainda assim, o pump é uma das melhores maneiras de saber se o seu treinamento vai ser efetivo para o aumento de volume muscular ou não. Muitos bons treinadores procuram e desenvolvem métodos para determinar a qualidade do treinamento. O pump é um deles e muito bom por sinal, porque fisiologicamente quer dizer que houve resposta localizada de recrutamento vascular, aumento de calor e volume. Estas modificações estruturais são causadas pela intermediação de interleucinas, substâncias inflamatórias, que alem desses processos dão sinal para que os processos de síntese muscular se iniciem ou se intensifiquem.

Quer dizer que onde há aumento de vascularização, volume e temperatura há síntese muscular? Quando provocado por exercício físico, muito provavelmente SIM! Nesse momento voces devem ter se lembrado de que inflamações e lesões tambem causam estes sinais (sinais flogísticos). São locais onde há aumento de metabolismo exatamente porque reparação é necessária... e o que acontece com músculo depois do treino? Não é reparação e adptação?

Busque o "pump", treine para o músculo ou como o meu amigo, de quem sou fã de carteirinha diz: "treine o músculo sem matá-lo - sinta o pump e tente repetir essa situação tantas vezes quanto possível".

Suplementos

Alguns suplementos pertencentes a categoria "Pré-Treino" podem auxiliar na busca do Pump. Também conhecidos como NO2 (Óxido Nítrico) tem em sua composição base o aminoácido arginina. Este aminoácido tem a capacidade através da vasodilatação, aumentar o fluxo sanguíneo durante o treino, facilitando o o aparecimento do chamado "pump". Sendo assim, os "Pré-Treinos" além de proporcionarem mais energia, diposição e intesidade, auxiliam nos processos fisiologicos do ganho de massa muscular.

Já para a fase de recuperação pós-treino busque uma fonte rica de proteínas de rápida absorção como o Whey Protein. Aminoácidos com a Glutamina e o BCAA também auxiliam nessa fase.

Fonte: http://www.superperformance.blogspot.com.br/2012/06/pump-muscular-o-termometro-do-ganho-de.html#comment-form

Peça pela Tele-Entrega 55 3026 0912 - 9188 3132

NutriStore Sta Maria | E-mail/msn: contato@nutrirs.com

www.nutrirs.com
www.gplus.to/nutrirs
www.facebook.com/nutrirs
www.nutrirs.blogspot.com
www.youtube.com/nutrirs

Nenhum comentário:

Postar um comentário