segunda-feira, 15 de abril de 2013

Caminhar na esteira ou na rua? Qual emagrece mais?


Caminhar na esteira uma hora emagrece mais do que caminhar o mesmo tempo na rua? Esta é uma pergunta que eu sempre escuto quando as pessoas querem maximizar o gasto calórico. Para respondê-la, precisamos diferenciar os estímulos que são dados nestas duas situações. 

Quando se está em uma esteira, quem empurra o chão para trás é o motor; já na rua é a nossa perna. Isso significa que, na rua, os músculos responsáveis por estender o quadril (movimento que corresponde ao momento em que o pé toca o chão até a sua retirada) serão mais solicitados. Mais um fator importante é que, na rua, existem diferenças de inclinação do solo, irregularidades, buracos, raízes, etc. Nestas situações encontradas, a pisada fica muito diferente de um ciclo de passada para outro, provocando uma maior ativação de músculos do tornozelo, joelho, quadril e coluna.Isso aumenta a complexidade do gesto esportivo e, consequentemente, a ativação muscular.

Portanto, na rua o esforço muscular é maior, logo o consumo de oxigênio em um mesmo ritmo será maior comparado à esteira. Este aumento de consumo de oxigênio indica que também esta ocorrendo um aumento do gasto calórico.

A minha resposta então é a seguinte: Em uma mesma velocidade e inclinação, caminhar ou correr na rua emagrece mais do que na esteira.

Não se desespere se você só consegue fazer as suas atividades na esteira. Pesquisas mostram que se aumentarmos 1% na inclinação da esteira, o gasto calórico fica muito semelhante ao gasto obtido na rua.


Fonte: Acesse

NutriStore Sta Maria | 55 3026 0912 - 9188 3132
E-mail/msn: contato@nutrirs.com

www.nutrirs.com
www.gplus.to/nutrirs
www.facebook.com/nutrirs
www.flickr.com/nutrirs
www.youtube.com/nutrirs

Nenhum comentário:

Postar um comentário