quarta-feira, 5 de junho de 2013

Os Suplementos Pré-Treino e seus Efeitos Sistêmicos no Corpo


Inicio esse artigo, fazendo um breve relato sobre o uso da suplementação pré-treino e seus mecanismos de ação pelo organismo humano. Sabemos que atualmente, os suplementos pré-treino viraram a febre do momento entre os praticantes de atividades esportivas, especialmente os praticantes de exercícios resistidos de musculação.

Em virtude desses fatores, me vem sempre uma dúvida na cabeça, será que realmente todos esses consumidores de suplementos pré-treino sabem exatamente o que estão ingerindo?

Com base em todas essas dúvidas geradas e também em todo o mistério do real efeito dos suplementos pré-treino, vamos desmistificar item por item do mesmo, desde cada substância contida na maioria desses suplementos, bem como o efeito bioquímico/fisiológico de cada substância em nosso corpo.

Principais efeitos esperados no uso de suplementação pré-treino

Dentre os diversos efeitos clínicos que prometem a maioria dos suplementos pré-treino, podemos destacar:

1) Aumento da dilatação arterial periférica ou vasodilatação

L-Arginina

2) Aumento da resistência muscular e performance

Nesse item podemos dar destaque para diversas substâncias envolvidas que acabam atuando de forma sinérgica ou seja em conjunto umas com as outras. Vou dividir esse tópico em 2 partes para melhor compreensão, sendo a parte 1 substâncias com ação energética e parte 2 substâncias com ação estimulante do sistema nervoso central.

I) Substâncias com ação energética como a Beta-alanina, creatina, betaína anidra, bicarbonato de sódio, possíveis carboidratos presentes na fórmula, complexos proteicos, complexos lipídicos.

II) Substâncias com ação estimulante central como a cafeína, taurina, entre outras.

Considerações sobre o mecanismo de ação das substâncias estimulantes do SNC

Como já mencionado em todo este artigo, os suplementos pré-treino apresentam substâncias classificadas como estimulantes do SNC. Essas substâncias por sua vez, possuem mecanismos de ação bastante abrangentes no sistema nervoso central e no sistema cardiovascular.

A atenção se concentra focadamente na dosagem diária estabelecida, pois as substâncias adrenérgicas apresentam um alto grau de tolerância bioquímica ao uso. Para ser mais claro, isso quer dizer que o organismo tende a se habituar com a dose usada do suplemento, depois do decorrer de um tempo, passando a não manifestar mais os sintomas e efeitos desejados. A esse fato, damos o nome de tolerância bioquímica e ocorre através da dessensibilização descendente ou down regulation dos receptores celulares, fazendo com que os mesmos após se ligarem aos substratos continuamente e receberem sempre os mesmos sinais de ativação, passam a se interiorizar p/ dentro do citosol da célula, deixando de se ligarem aos substratos e dessa forma o organismo passa a não responder adequadamente ao estímulo bioquímico da droga.

Nesse caso, nos deparamos diante de uma situação que requer atenção, onde vemos constantemente pacientes relatarem que tiveram que duplicar ou triplicar o número de doses do suplemento pré treino para poderem sentir os estímulos de disposição, força, performance.

A dica de uso desses suplementos para vencermos a dessensibilização cito-receptora ou tolerância do produto seria utilizarmos o mesmo em períodos de ciclos, como por exemplo usamos 2 de um pré treino, em seguida deixamos de usar por mais 2, novamente voltamos a usa-lo. Essa seria uma forma de uso, já que o período de ausência do uso do suplemento, faria com que os receptores dessensibilizados voltassem a se sensibilizar ao produto, tendo um retorno dos efeitos esperados. Outra forma, seria de usar ciclos contendo 2 suplementos pré treino com fórmulas diferentes, nesse caso a cada 2 semanas poderia alternar os suplementos, causando uma menor dessensibilização receptor.

Considerações finais

Aconselho sempre iniciar o uso desses suplementos em indivíduos saudáveis com doses mais baixas que as recomendadas para testarmos a hipersensibilidade receptora do organismo á substância, onde posteriormente não havendo nenhuma reação adversa, podemos ir aumentando gradativamente até atingir a dose recomendada pelo fabricante.


Peça peça Tele-Entrega 55 3026 0912 - 9188 3132

NutriStore Sta Maria | E-mail/msn: contato@nutrirs.com

www.nutrirs.com
www.gplus.to/nutrirs
www.facebook.com/nutrirs
www.flickr.com/nutrirs
www.youtube.com/nutrirs




Nenhum comentário:

Postar um comentário