sábado, 14 de fevereiro de 2015

Conheça alguns alimentos low carb que auxiliarão sua dieta e resultados.



Com os hábitos atuais, muitas vezes as dietas low carb (baixos carboidratos) acabam sendo recomendadas a fins não somente estéticos, mas principalmente relacionados com a qualidade de vida das pessoas, uma vez que o aumento desregulado de glicídios pode aumentar as chances ou agravar a existência de doenças metabólicas como o diabetes, doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, doenças cardiovasculares, como o infarto ou o entupimento de vasos sanguíneos, doenças pulmonares, câncer, entre outros tantos.

Então, vamos conhecer alguns desses poderosos alimentos de ordem low carb e que possuem outros nutrientes complementares para que a dieta não fique carente de outros macro e micro nutrientes.


- Abóbora.
As abóboras são de diversos tipos, entretanto, todas elas apresentam uma peculiaridade: possuem baixo teor de carboidratos e são extremamente saudáveis.

Além de versáteis, podendo ser consumidas em forma de purê, serem usadas para a criação de “falsos macarrões”, para o uso em doces, entre outros tantos, nutricionalmente, elas possuem altas quantidades de vitamina C (ácido ascórbico), um dos nutrientes antioxidantes mais potentes que ingerimos em nossa dieta e que é capaz de prevenir danos oxidativos e aumentar a recuperação muscular, logo os ganhos também.

Abóboras são rica em fibras, que auxiliam na saciedade, no controle glicêmico da refeição e também na eliminação de excessos de colesterol ingeridos na alimentação.

- Peixe-gato ou peixe pintado.

Poucas pessoas comem esse peixe, bem como ele é pouco conhecido, apesar de ter o sabor MUITO próximo ao da conhecida Tilápia (quando comido sem pele). O peixe pintado é um peixe de carne firme, porém não borrachuda. Possui sabor muito agradável e quando consumido com pele, um alto teor de gordura. Sua pele, normalmente se tosta na gordura e lembra um pouco a pele do salmão.

Esses peixes são ótimas fontes de proteínas, indispensáveis na síntese muscular, e vitamina b12 (cianocobalamina), que é importantíssimo em diversos processos relacionados com o metabolismo energético, de ferro e também com as hemoglobinas e, portanto com o transporte de oxigênio entre outros. A cianocobalamina ainda é um nutriente muito importante para o tecido cerebral e para o sistema nervoso central como um todo.

- Coxas de frango.

Por que os indivíduos acham que APENAS o corte de peito de frango é algo que deva ser consumido dessas aves? Diferentemente do que se imagina, outras partes como a coxa de frango podem apresentar bons benefícios se inseridos estrategicamente na dieta. Isso porque, apesar de possuírem maior teor de gorduras em geral, essas partes podem auxiliar em dietas low carb (que normalmente exigem maiores quantidades de lipídios para serem usados como fonte de energia).

Obviamente, podemos pensar na retirada da pele das coxas, o que as tornarão ideais para o consumo. Além disso, você ainda tem a vantagem de inserir um alimento diferente em sua dieta.

Nutricionalmente, além do valor protéico de alto valor biológico e, claro, da presença de lipídios que são indispensáveis para inúmeros processos no corpo, inclusive para a síntese hormonal, coxas de frango são ricas em selênio, importante antioxidante e protetor da glândula tireóide, e vitaminas ocomplexo B que são intimamente ligadas com o metabolismo energético.

Aqui ainda, podem ser consideradas coxas de outras aves mais comuns como o próprio peru.

- Sardinhas.

Muitos falam sobre a utilização do salmão, principalmente devido aos seus altos teores de ômega-3. Entretanto, existem outros peixes e, muito mais baratos, diga-se de passagem os quais apresentam maiores níveis de ômega-3. Um desses exemplos é a sardinha, em especial a norueguesa, também conhecida como sardinha de arenque.

Além de não conter carboidrato, conter teores protéicos altos e de alto valor biológico, ser rica em ômega-3 e outros ácidos graxos (também em ômega-6, ácido graxo essencial), a sardinha de arenque é um dos alimentos mais ricos em creatina, superando o nível de muitos alimentos conhecidos como as tais “fontes de creatina”. Rica também em vitaminas do complexo B e fósforo, certamente esse é um ótimo alimento para dietas low carb.

Entretanto, considere o consumo do FILÉ DE SARDINHA fresco e não da sardinha enlatada que possui níveis altíssimos de sódio, conservantes e, de quebra, ainda possui baixos níveis de ômega-3.

- Couve-flor.
A couve-flor é um crucífero bastante apreciado em diversas culturas. Conhecida não só por seus resultados “explosivos”, principalmente quando combinada com ovos e feijão, como costumam dizer, a couve-flor é muito versátil, servindo para a preparação desde purÊs (inclusive em substituição do famoso purêde batatas) quando para as outras preparações como a couve-flor gratinada, suflês, como “falsa massa” de pizza, tortas etc, refogada, de maneira simples, ou mesmo em uma bela salada. Não importa como a couve-flor seja consumida, ela por si só será um alimento low carb e, riquíssima em fibras alimentares. Além disso, é fonte de inúmeros antioxidantes.

- Pepino.

Os pepinos normalmente são consumidos em saladas, mas, ainda podem ser aderidos a algumas preparações, como o próprio tabule ou mesmo conservas. Ele também pode ser usado em alguns molhos em substituição a outros vegetais que contenham quantidades maiores de carboidratos.

Nutricionalmente, ele é um opressor do apetite, um alimento desintoxicante, rico em vitamina C e outros antioxidantes, rico em piridoxina (vitamina B6), potássio e magnésio (indispensáveis na contração muscular e na síntese protéica)

- Palmito.

Os palmitos normalmente são encontrados em conserva, porém, não considero essa uma boa opção, pois, possuem altos teores de sódio e alguns conservantes. Entretanto, existe o palmito de pupunha natural, o qual pode ser consumido, por exemplo, assado e que é uma delícia.

Dessa forma, os palmitos também são alimentos com baixíssimos teores de carboidratos e riquíssimos em fibras alimentares, além de que, possuem bons teores de fibras alimentares, contribuem para o sistema imunológico e também são fonte de alguns antioxidantes.


 Artigo escrito por Marcelo Sendon.



NutriStore Sta Maria | 55 3026 0912 - 9188 3132 | E-mail/msn: contato@nutrirs.com

www.nutrirs.com
www.gplus.to/nutrirs
www.facebook.com/nutrirs
www.nutrirs.blogspot.com
www.youtube.com/nutrirs

Nenhum comentário:

Postar um comentário