terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Suplementos Nutricionais e a Medicina - Whey Protein
Os suplementos foram projetados para eliminar quaisquer deficiências possíveis ou existentes na dieta. Devido às práticas nutricionais extremamente rígidas e a tensões que o treinamento e as competições impõem às pessoas que praticam atividades físicas, existe também uma maior necessidade na ingestão de vitaminas , minerais e óligo-elementos. Os suplementos asseguram com que o indivíduo obtenha todos os nutrientes necessários para se manter saudável.
Os suplementos também são projetados para otimizar a performance humana em quaisquer níveis , isto é , desde um um atleta competitivo desejando ser campeão mundial no próximo ano , até um indivíduo não atleta desejando longevidade e bem estar.
Partindo do princípio de que tudo o que precisamos para sermos saudáveis, nós encontramos na dieta balenceada, pergunto a você:
Quantas pessoas sabem o que é uma dieta balanceada?
Quantas pessoas conseguem seguir uma dieta balanceada?
Será que cada um dos alimentos contém realmente a quantidade de nutrientes que afirma ter?
Será que as necessidades em nutrientes, são as mesmas para cada um dos grupos de população e para cada um dos vários hábitos de vida? Exemplos: atletas competivos, atletas recreativos , executivos sedentários, mulheres e homem idosos, crianças sedentárias, gestantes, fumantes, pacientes com câncer e etc...
Será que aqueles alimentos que estão no seu prato no dia a dia, estão isentos de quaisquer substâncias químicas ( inorgânicas e orgânicas ) estranhas ao corpo humano ?
O que é Whey Protein?
A proteína do soro do leite não desnaturada (whey) constitui-se da porção aquosa do leite produzida durante o processo de fabricação do queijo , quando ocorre a coagulação. Em sua forma original e bruta ,o whey fresco integral produz no trato gastrointestinal o mesmo efeito do iogurte e desde os tempos passados, ele tem sido considerado um agente de limpeza orgânica e um dos remédios para diversas desordens intestinais. O Whey é um componente de todos os tipos de leite , sendo que o leite da vaca, o que apresenta um teor de 6,25% de proteínas e desse total , 80% caseína e 20% whey.
Quais os benefícios da Whey?
Uma das principais características do whey , é que ele é rico em partículas proteicas denominadas " peptídeos de whey "os quais representam a fonte de proteína de maior qualidade conhecida atualmente , maior até que os ovos , peixe , perú , carne vermelha , frango e principalmente a soja. A whey protein é bem menos suscetível à oxidação e à degradação por radicais livres do que as proteínas convencionais de origem animal. Para se produzir 1 kg. de whey concentrada são necessários 229 litros de leite. Nas versões de melhor qualidade como no caso das whey proteins isoladas, são necessárias um volume quase dez vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1 kg de whey 100% isolada.
A whey protein é a mais rica fonte de glutationa, o mais podereso antioxidante natural presente no organismo. As frações peptídicas de whey apresentam a maior fonte conhecida de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA.
Prós:
O uso de whey protein resulta num aumento de 119% maior na síntese de proteína.
As proteínas , a whey é que promove maior liberação de IGF-1 , IGF-2 , TGF-Beta ( fator de crescimento de diferenciação beta ).
A whey promove atividade antioxidante no corpo através de aumento nos níveis de glutationa , podendo através disso diminuir e anular o crescimento de tumores.
A Whey Protein auxilia também na prevenção e tratamento da aterosclerose (formação de placas na parede interna das artérias) e diminuindo o excesso de viscosidade sanguínea.
A whey melhora a absorção e retenção de ferro e zinco.
A whey otimiza a ação antivirótica no trato gastrointestinal.
Contras:
Não exite na literatura médica científica até a presente momento nenhuma citação referente a efeitos colaterais nocivos
Fonte: http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=154&titulo=Suplementos+nutricionais+s%E3o+os+alvos+da+Medicina+Ortomolecular+-+WHEY+PROTEIN.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário